Av. Rouxinol, 1041 - Moema, São Paulo – SP (11) 5052-8044

Perda de dados: qual a importância de backups para sua empresa?

Em um mundo onde a tecnologia está presente em tudo, costumamos dizer que quando se trata de backups “aquele que tem um, na verdade, não tem nenhum”.

O ato de copiar arquivos em geral, deve estar presente na cultura de cada empresa, deve ser uma rotina de segurança para evitar ou minimizar a perda de dados.

Vamos considerar neste artigo, o uso da Nuvem, HDs externos, fitas magnéticas, Storage, mídia ópticas e servidores locais ou remotos:

Nuvem: Com a evolução da computação na Nuvem e com a internet banda larga de alta velocidade, vários serviços se tornaram disponíveis no mercado, apesar da grande vulnerabilidade de segurança apresentados, portanto nunca se deve armazenar na Nuvem, os dados considerados sigilosos, sensíveis e estratégicos.

HDs externos: Com muitos pontos positivos e poucos negativos, o disco rígido é, entre os meios para se armazenar dados, um dos mais versáteis e um dos que apresentam melhor custo-benefício, mas é necessário um cuidado muito especial com essas mídias tão mecanicamente sensíveis, como por exemplo, a escolha do melhor lugar para guardá-las e evitar ficar muito tempo sem serem acionadas.

Fitas Magnéticas: É uma solução antiga e ainda em uso, é um método bastante caro, trabalhoso e muito exigente no que se refere a guarda das mídias. Apresenta altos custos com instalação e manutenção, principalmente a preventiva das unidades gravadoras, bem como a conservação e armazenamento das mídias, que são muito sensíveis ao posicionamento em repouso, a umidade e temperatura (inclusive a variação destas), apesar de permitirem a gravação de um volume maior de dados.

Storage NAS: Estão se popularizando, porém existe uma grande armadilha no quesito segurança, pois os fabricantes estão disponibilizando essas unidades somente com interfaces de rede ou sem fio e também sistemas de arquivamento proprietários nos discos, o que acabam por prejudicar recursos valiosos que poderiam ser utilizados a fim de maximizar eventuais processos de recuperação.

Mídias Ópticas: CDs, DVDs e Blu-Rays, representam uma boa solução de baixo custo, principalmente para pequenos volumes de dados, é recomendado considerar como tempo de vida útil de uma mídia, um período não maior do que dois anos após a gravação.

Servidores de Backup: As grandes empresas, vem optando pelo uso de backups automatizados em servidores próprios, inclusive com ferramentas que podem ser acessadas de qualquer lugar. Deve-se periodicamente verificar o estado destes backups, realizando testes de integridade por restauração e funcionamento com outras unidades.
Futuramente estarão disponíveis versões de mídias em estado sólido (SSDs), que desfrutarão de grande capacidade de armazenamento e com longo tempo de retenção de dados.

Independentemente do seu uso particular ou de sua empresa, todos os tipos de computadores e servidores estão sujeitos a sofrer uma perda de dados, seja por meio de ataques digitais, falhas de funcionamento ou picos de energia.

Falhas e defeitos podem acontecer, mas seus dados já protegidos permanecerão intactos, mesmo que defasados, e as consequencias serão minimizadas.

É altamente recomendável manter a unidade de Backup isolada (offline) da internet e da rede, com a finalidade de não ficar acessível a ataque de hackers ou vírus.

Hoje, os responsáveis pelo TI das empresas contam com ferramentas que permitem que haja uma configuração automatizada de backup, sem necessitar romper o fluxo de trabalho para esse processo necessário.

Mesmo que sua empresa não possua uma equipe de TI ou usando o seu computador pessoal, a importância de backups é a mesma, sugerimos que, mesmo que manualmente, você não deixe de ter os seus dados guardados em um local seguro. Em caso de perdas de dados, o melhor a fazer é chamar um especialista.

A Proelbra é especializada em recuperação de dados e trabalha no mercado há mais de 20 anos. Nossa equipe conta com laboratórios, equipamentos de primeira qualidade e Engenheiros Eletrônicos responsáveis. Entre em contato conosco e peça um orçamento.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas:

Artigos Relacionados

Recuperar dados por conta própria ou em uma empresa sem qualificação é uma péssima ideia.

Muitas coisas podem acontecer com o seu computador ou celular e causar a perda de dos seus dados e arquivos […]

Learn More

Disco rígido: saiba como evitar falhas de funcionamento

Dentro de um computador o Disco Rígido é um dos componentes que mais se exige cuidados,uma vez que ele é […]

Learn More

Qual a melhor escolha na hora de formatar um pen drive?

Dentro do mundo virtual, acontecem várias discussões sobre os sistemas de arquivos que podem ser usados, como: exFAT, NTFS, FAT32 […]

Learn More